Tie Dye: Curiosidades e a minha versão…

Quando a gente pensa em Tie dye, logo vem na cabeça roupas manchadas, cores fortes,  uma pegada meio hippie… Eu confesso que pensava assim, mas quando resolvi me aprofundar no assunto descobri várias curiosidades sobre a história desse tipo de tingimento.

A origem certa do Tie dye ainda não foi comprovada, mas sabe-se que ele foi bem desenvolvida na China durante a Dinastia Tang (618-906 A.C.) e no Japão durante a Dinastia Nara (552-794 A.C.) .  Algumas tribos primitivas da China Ocidental, Sudeste Asiático e América Central faziam o tie dye antes mesmo de tecer o fio das roupas. Isso resultava em desenhos, fazendo o contraste da linha branca do amarrado com a parte tingida. Esse método ficou conhecido como ikat.

Antigamente o tingimento era feito com corantes naturais como flores, raízes, folhas, frutos. Ex: amoras, repolho, cebola. Eles podem ser usados , mas hoje a cor é dada por corantes artificiais, que duram mais, tem uma fórmula certa, além de ter uma variedade imensa de cores. Eu particularmente gosto de envelhecer roupas com chá, ou café, pra esse tipo de trabalho é perfeito.

A moda do Tie dye como a gente vê nas revistas, desfiles explodiu mesmo nos anos 60 com os hippies. Era um jeito de cada um ter sua própria identidade fazendo sua própria roupa. Janis Joplin foi um dos ícones dessa geração que usou e abusou da técnica.

Hoje o Tie dye virou sinônimo de verão, eu pelo menos quando penso nele vejo cores alegres, combinações e desenhos diferentes. E em sua maioria ele está presente nos desfiles de primavera verão.

Sou suspeita pra falar que adoro tingir e deixar com a minha cara as roupas, e numa dessas resolvi tingir esse vestido da Maria Bonita Extra para a C&A. Além do tingimento encurtei, porque ele batia quase abaixo do meu joelho. Nessa técnica a tinta fica toda na vertical e intercalada. Tem um jeitinho diferente pra ficar desse jeito. Se vocês se interessarem eu ensino como tingir desse jeito em outro post DIY passo a passo… Sorry por não ter tirado no corpo pra mostrar, mas assim já dá pra ver bem como que ele ficou!!

 

 

 

Fonte: Hamony master pieces, Blog Girly Stuff

Fotos: Reprodução

 

 

Esse post foi publicado em Alerta de tendência, looks, style e marcado , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Tie Dye: Curiosidades e a minha versão…

  1. Maria Cristina Bezerra disse:

    Tá arrasando Ju….Adorei os modelitos novos postados….
    Bj amiga ..!

  2. Mara disse:

    Nossa, o resultado ficou lindo!

    Beijos,
    Mara
    http://verypinksmile.blogspot.com

  3. Jura que vc fez este trabalho de tie dye no vestido branco??? Ficou lindoooo!!!
    Acho que ainda vamos ver muito tie dye por aí!
    bjs

  4. Mady Pourbaix disse:

    VOCÊ É MUITO CRIATIVA! GOSTEI.

  5. the lifer disse:

    hey sumida por onde andas? voltei com o blog haha bjox ai… curto pacas tie dye

  6. nelson disse:

    tambem sou como voce , adoro tie dye. Faço todos os tipos e os dificilimos degrades de transição lenta. Tenho uma oficina e consigo fazer até uns 20000 em um mes. Se precisares é so falar no donacor@ig.com.br parabéns.

  7. Revista Deluxe disse:

    Parabéns,muito bom seu blog super interessante.
    Aproveite e dê uma visita no meu:
    http://www.meuestilogugafernandes.com.br

  8. Flor ficou maravilhoso a sua customização, eu já tive uma pequena confecção de peças com Tie Dye, aos 16hs com uma amiga. Vendiamos muito, mas não tinhamos noção de administração.

    Espero poder voltar um dia.

    Amo..

    Beijocas

Deixe um comentário

